Blog Ensino a Distância

Qual é a melhor plataforma EAD de todos os tempos?

O que é plataforma EAD?

Apesar de eu mesmo já ter escrito sobre o que seria uma plataforma EAD (ensino a distância) diversas vezes, anualmente preciso repensar este conceito embora a letra de sua definição nunca mude. Plataforma EAD é um sistema de computador elaborado com o objetivo de transmitir conhecimento e aferir a absorção deste quando professor e aluno se encontram separados por alguma distância (espaço-tempo). “Espaço” quando o assunto é posição geográfica; “tempo” quando professor e aluno estão no ambiente de ensino-aprendizado em momentos diferentes. Sem dúvida o estudo assíncrono (quando instrutor e instruendo estão interagindo entre si de forma não simultânea) é o grande diferencial do ensino a distância. Uma aluno pode realizar uma pergunta e o professor responder em outro momento.

A plataforma de ensino a distância (também apelidada de AVAAmbiente Virtual de Aprendizado) é um processo de exposição de conteúdo, avaliação e bonificação ao instruendo. Todo este sistema está contido em um ambiente virtual, não presencial e já abordado neste tópico:  “tudo sobre plataformas EAD e cursos online”.

As razões pelas quais um sistema de ensino a distância (sistema EAD) é empregado depende da própria evolução da sociedade. Esta regra vale para o governo e para o ambiente privado.

Ensino a Distância no Governo?

A partir de 2016, visando reduzir os investimentos com educação, o governo flertou com o ensino a distância no ensino fundamental. Esta estratégia ainda não pode ser comemorada pelo Setor EAD (mesmo em 2019) visto que a maioria das escolas do ambiente público não tem banda larga ou mesmo computadores. Outro empecilho para esta iniciativa governamental é a própria eficácia duvidosa do ensino a distância entre o público mais jovem e vulnerável. Maturidade é a chave para o sucesso do ensino não presencial a menos que o conceito de sucesso não ser o de ensinar e aprender.

Qual a melhor plataforma EAD de TODOS os tempos?

O setor privado experimentou desde 2016 um fenômeno impressionante abrangendo ensino a distância graças ao Youtube, Facebook, Twitter e WhatsApp. Estas redes sociais se valeram da inabilidade do público com a leitura e o discernimento crítico. Fomentou-se no país uma rede de conhecimento raso e facilmente degustada através de memes de até 5 palavras. Títulos dissonantes dos temas propostos e vídeos com apelos emocionais se passando por técnicos culminaram em novos parlamentares e um novo membro do poder executivo em 2019.

Esta dicotomia que se tornou o Brasil (esquerda x direita) é reflexo claríssimo do efeito do ensino a distância através de redes sociais. Transmite-se assim conhecimento de maneira rápida embora não verdadeira necessariamente.

Em via de regra uma plataforma de ensino a distância é qualquer sistema que se propõe a ensinar e ninguém pode dizer que as redes sociais não se transformaram na mais poderosa plataforma EAD do Brasil.

O sucesso desta nova “Plataforma EAD” (Youtube, Facebook, WhatsApp e Twitter) confronta a realidade inequívoca de que Brasil é um dos países mais atrasados em termos de educação no mundo. Então por que o sucesso desta “Plataforma EAD” resultou no maior fracasso brasileiro em termos de educação de todos os tempos?

Maturidade.

Conheça mais sobre uma das Plataforma EAD mais maduras do mercado: GlobalEAD. Única Plataforma EAD que já vem com mais de 50 cursos inclusos no seu “Plano Completo“:

Plataforma EAD - Cursos Inclusos

Category: curso online, Opinião, plataforma ead

Deixe uma resposta